Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 07 DE JULHO DE 2014

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

No Último sábado, transcorreu o 241º aniversário da cidade de SOBRAL, uma das mais desenvolvidas da Região Nordeste, berço de vultos destacados em nossa Nação, com inestimáveis serviços ao crescimento do País, em variados ramos de atividade, quer seja na vida publica e nas áreas privadas liderando a Zona Norte de nossa Unidade Federada.

Como Cidadão Honorário da chamada Princesa do Norte, em instante dos mais significativos de minha carreira política, não poderia deixar de registrar o magno evento, como ora o faço, numa homenagem a todos quantos, no passado, como no presente, contribuíram, significadamente, para o bem estar de sua gente.

Uma das maiores expressões de sua historiografia religiosa é sempre lembrada a figura do inolvidável Dom José Tupinambá da Frota, Bispo-Conde de Sobral, responsável por inúmeras realizações, que transcenderam o âmbito meramente eclesiástico e alcançaram esferas sociais relevantes, numa dedicação, abençoada em varias décadas, formando intelectuais que enobreceram a Zona Norte do Ceará.

O atual governante, Cid Ferreira Gomes, Integra um clã dos mais preeminentes, o exemplo do ex-ministro Ciro Gomes, titular de Pastas como a da Fazenda e da Integração Nacional, bem assim o irmão Ivo Gomes, que exerceu até bem pouco a Secretaria de Educação da Capital e o mandato de deputado, que reassumiu, após cumprir aquela árdua missão em nossa Edilidade.

Esta Casa, aliás, possui em seus quadros, na condição de destacado Parlamentar, o deputado JOSÉ LINHARES, cuja atuação permitiu-lhe capitalizar a admiração de seus Pares, a ponto de agora compor, como primeiro Suplente, a chapa senatorial representando o Partido Popular.

Recordo que, em anteriores campanhas para o Senado Nacional, foi aquela Metrópole que me garantiu significativa maioria, suplantada, apenas, pela Capital, em fase delicada e nossa tradição institucional.

O prefeito Clodoveu Arruda Neto ocupa a Chefia da Municipalidade e a sua esposa, Isolda Cela agora, concorre à vice-governadoria, depois de haver levado a efeito profícuo trabalho à frente da Secretaria de Educação Estadual.

Saúdo, pois, a magna efeméride, lembrando, também, a figura dos lideres CESÁRIO BARRETO LIMA e seu filho, o escritor Cesar Barreto, o Senador Plínio Pompeu de Saboia Magalhães, e sua filha também senadora Patrícia Gomes, além de tantas outras figuras exponenciais de uma das mais prosperas cidades-polo da região nordestina.

MAURO BENEVIDES

Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados