Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 14 DE JULHO DE 2014

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

Instala-se, hoje, em Fortaleza, importante Encontro dos Países componentes do grupo econômico BRIC’S, integrado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, objetivando a fixação dos parâmetros de ação do conglomerado diante da conjuntura internacional, cada dia mais complexa e, quase sempre desconcertante, à falta de um posicionamento unitário, em condições de projetar rumos precisos no cenário universal.

A Presidente Dilma Rousseff, ali, estará para presidir o conclave, com o apoio do Governado Cid Ferreira Gomes, e demais componentes do Executivo, além de parlamentares federais e estaduais – estes últimos buscando conhecer as diretrizes que ali, serão assentadas, após o programado estudo com a admissão de opiniões abalizadas, por parte de assessores qualificados.

Há expectativa de que, além das delegações oficiais, presentes estejam empresários das cinco Nações, ávidos por um surgimento de diretrizes básicas, de forma a abrir espaços mais amplos e competitivos, como aspiram as citadas comunidades.

Alguns articulistas, com especialização na temática econômica, estão descrendo do êxito do certame, embora não ignorem a relevância do magno acontecimento.

Sob o aspecto da buscada uniformidade de pensamento e ação do Grupo, o jornalista Clovis Rossi, da Folha de São Paulo acentuou, ontem, em artigo temático:

“A soma dos cinco não forma um conjunto, porque não coordenam sua posições, a não ser corporativamente”.

O Banco de Desenvolvimento enfaticamente anunciado, é a mais aguardada deliberação, embora ainda haja quem duvide de sua efetivação, tantas vezes cogitada e sempre protelada, sob vários pretextos.   

Ao realçar, desta tribuna o conclave principiado, hoje, em nossa Metrópole, expresso confiança em que alternativas positivas venham a ser acertadas, consolidando, um organismo capaz de influenciar no campo internacional.

É o que se espera, confiantemente, da Assembleia, já principiada, em nossa Unidade Federada, merecendo o realce que ora empresto o mega Congresso dos BRIC’S, na Terra da Luz.

A nossa bancada, convocada para esse esforço concentrado, entretanto reconhece a relevância da promoção, cujas finalidades primordiais servirão para capitalizar as atenções do mercado mundial.

MAURO BENEVIDES

Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados