Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 11 DE NOVEMBRO DE 2014

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

                

Em matéria inserida em sua coluna no Diário do Nordeste, o Jornalista Egídio Serpa focaliza o problema de abastecimento d’água no Porto do Pecém, fazendo uma retrospectiva do que foi o inicio dessa tarefa de dotar a capital cearense de água suficiente para atender uma população crescente, num plano que remontou a 1993, quando do governo Ciro Ferreira Gomes, premido pelo iminente desabastecimento da nossa capital.

O Canal do Trabalhador foi à alternativa viável, apontada na época, o que ensejou ao Presidente Itamar Franco enviar ao Congresso mensagens, solicitando autorização, com vistas a destinar ao Canal do Trabalhador 38 milhões de dólares, para o qual, como Líder da Maioria na ocasião, requeri o regime de urgência, diante de um iminente colapso de dramáticas e imprevisíveis consequências para a nossa Metrópole.

Deferida a urgência, com ampla exposição que fiz no plenário do Congresso, o montante pleiteado foi aprovado, o que permitiu ao então Chefe do Executivo expressar seu agradecimento, não apenas a mim próprio, mas ao titular do Planalto, que diligenciou a liberação dos aludidos e ponderáveis recursos.

Após essa iniciativa, que trouxe tranquilidade aos fortalezenses, despontou o Eixão das Águas, que alcançará o Porto do Pecém, cujo regular funcionamento reclamará um suporte hidráulico de larga monta.

Agora, o apreciado comentarista alvitra a adoção da sistemática de dessalinização da água do mar, com grande alternativa para atender às exigências daquele ancoradouro e outros setores essenciais ao nosso crescimento econômico e populacional.

Não há dúvida que a relembrança de tal alternativa já vem sendo estudada por setores técnicos especializados, com fórmula adequada a suprir uma demanda de maior porte quando funcionamento, em sua plenitude, do ancoradouro, tecnicamente aparelhado para cumprir os encargos de nossa expansão para acolher uma crescente e previsível demanda.

Que a bancada, quando necessário for, interceda para assegurar, como no passado, o apoio do Poder Central, diante da magnitude dessa arrojada postulação.

MAURO BENEVIDES

Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados