Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 08 DE DEZEMBRO DE 2014

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

Na próxima quarta-feira, deverão empossar-se na condição de Presidente e Vice do Tribunal de Contas da União os Ministros AROLDO CEDRAZ e RAIMUNDO CARREIRO, ambos com exemplar desempenho naquela Corte, que AUXILIA Poder Legislativo sem suas funções de Fiscalização e Controle.

Tratando-se de Instituição secular, o TCU há tido, ao longo desse lapso de tempo, uma correta atuação, reconhecido a sua relevância na defesa do cabal cumprimento de normas rígidas, que salvaguardem a perfeita aplicação dos recursos públicos.

Ressalte-se por outro lado, que o atual dirigente pertenceu a esta Casa, Ministro Augusto Nardes, obtendo expressivo apoio deste Plenário e se portando com a maior austeridade, ao lado de seus Pares, que lhe asseguraram irrestrito apoio para o cabal cumprimento de suas elevadas funções.

Recordo, ainda, que a Ministra Ana Arrais foi das últimas a ingressar, como representante desta Casa, naquela Instituição, ali, sendo-lhe cometidas tarefas delicadas levadas a cabo com rigorosa exação, evidenciadora de uma postura ilibada e honrando a figura impoluta do grande brasileiro Miguel Arrais, seu genitor, com o qual convivi de perto, nas grandes pugnas democráticas em prol do restabelecimento do Estado Democrático de Direito.

Acredito que os dois novos dirigentes portar-se-ão com brilho e proficiência na elevada investidura, com a preocupação de projetar, ainda mais, o TCU, sobretudo em fase de turbulência, como a vivenciada pelo nosso País.

Relembro que, ao tempo em que exerci a Presidência do Senado Federal, tive como meu principal Assessor, na Mesa Diretora, o hoje Ministro Raimundo Carreiro, testemunhando a sua invulgar competência na correção de exegeta da Constituição e dos Regimentos Interno - do Senado e do Congresso, - o que o ternava acatado pelos meus colegas e o corpo de servidores da Casa.

Ao registrar a magna solenidade, expresso reiterada confiança em que os dois novos dirigentes posicionar-se-ão com dignidade e competência, no cumprimento dos elevados encargos de assegurarão a imprescindível EXAÇÃO nos gastos públicos.

 

MAURO BENEVIDES

Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados