Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

Na sessão noturna, ontem realizada neste Plenário, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves, foi alvo de merecidos elogios à sua atuação ao longo de 11 mandatos, o último dos quais no desempenho da Presidência desta Casa, quando revelou o seu talento fulgurante, de forma incontestável, dirimindo pendências submetidas ao seu crivo, como dirigente dos trabalhos legislativos.

Reunindo, como ele, idêntico espaço de permanência no CONGRESSO NACIONAL, pude avaliar a sua incontida emoção ao receber espontâneas demonstrações de justo reconhecimento aos seus méritos incontestáveis, o maior deles, sem favor nenhum, o de respeitar o debate entre Pares, em torno de questões polêmicas, submetidas a deslinde por parte dos integrantes deste Plenário.

Não interferi, de modo presto, no debate de ontem, preferindo fazê-lo, agora, na singeleza desta breve alocução, testemunhando-lhe, com redobrada emoção os atributos excepcionais de que foi dotado para comandar um Colegiado de 513 membros, cada qual pertencendo a correntes partidárias diversificadas, mas todos tratados paritariamente, com respeito e consideração incomparáveis.

Mesmo em QUESTÕES DE ORDEM, com fundamento na Constituição ou no Regimento, o deslinde era processado com argúcia de um hermenêutica dos textos oficiais, extraindo exegeses que acabavam por prevalecer, em razão do embasamento, quer na Lei Maior ou na formulação regimental.

Se o povo potiguar negou-lhe a permanência com MANDATO ELETIVO, em pleito recentíssimo, ele ganhou de todos nós o DIPLOMA maior de admiração e do respeito por sua postura retilínea na vida parlamentar.

É, pois, com sincera emoção que lhe rendo, também, o tributo de fraternidade a ele próprio, relembrando a figura do inolvidável Aluízio Alves, espelhando em quem ele buscou atuar no cenário da vida pública do País.

Ele dirá, no recôndito de sua consciência, apenas o “CUMPRIR O MEU DEVER”, honrando o meu mandato, para servir ao Rio Grande do Norte e ao nosso País”.     

MAURO BENEVIDES

Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados