Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES
NA SESSÃO DE 06 DE JULHO DE 2007





SENHOR PRESIDENTE
SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:




A cidade cearense de Santana do Cariri tornou-se sede de um alentado Museu de Paleontologia, prestes a transformar-se em “patrimônio nacional”, graças a um convênio firmado entre a Universidade Regional do Cariri (URCA) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O tombamento do acervo, englobando cerca de sete mil fósseis, vem sendo procedido criteriosamente, aglutinando diversas e valiosas coleções, as quais despertam a atenção de pesquisadores de vários Países.
Entre 2003 e 2007 houve um aumento substancial de peças, numa comprovação de que as buscas prosseguiram ininterruptamente, sob estímulo de cientistas, possuidores de qualificação inquestionável.
Para o geólogo Alexandre Sales, o Museu de Paleontologia fez parceria com a Fundação Casa Grande, de Nova Olinda, considerada pelo Ministério da Cultura como algo extremamente importante, merecedor, assim, do apoio governamental.
Disse mais aquele competente técnico que:
“A educação patrimonial eleva a auto-estima da população, educa e suscita à preservação da paisagem cultural, estendendo-se ainda, na desaceleração do comércio ilegal de fósseis, na região”.
Ressalte-se que o aludido Museu aglutina milhares de peças, datadas do período cretáceo, bem assim réplicas de animais pré-históricos podem ser encontrados no referenciado acervo.
O novo Reitor da URCA, Plácido Cidade Nuvens – que empossou-se no cargo – comandará, no âmbito de suas atribuições, o procedimento para que a incorporação ao patrimônio nacional ocorra sem mais delongas, estimulando o estudo dos paleontólogos do mundo inteiro.
Ao trazer a debate os entendimentos ora processados, estou convicto de que o IPHAM adotará as providências da respectiva alçada, assegurando o realce internacional que merece o Museu de Paleontologia do Cariri.


MAURO BENEVIDES
Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados