Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES
NA SESSÃO DE 11 DE JULHO DE 2007




SENHOR PRESIDENTE
SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:




A CAPITANIA DOS PORTOS DO CEARÁ, comemora o SESQUICENTENÁRIO de existência, em meio a programação festiva, que objetiva realçar um evento que possui especial significação para a Marinha brasileira, se levado em conta o cabedal de inestimáveis serviços prestados através da modelar instituição à segurança aquaviária da minha Unidade Federada.
Fiscalizando o litoral e as praias, a conceituada corporação granjeou o respeito e admiração de todos os coestaduanos em razão da valiosa colaboração que há prestado à nossa gente, ao longo dos cento e cinqüenta anos de ininterrupto funcionamento, dirigida sempre por oficiais qualificados, que tão bem se identificam com os meus conterrâneos, através dos mais variados segmentos sociais.
Segundo registro da imprensa, “são 150 anos de contribuição à segurança do tráfego aquaviário, à salvaguarda da vida humana no mar e à prevenção da população do meio hídrico”.
Presentemente, o aludido Órgão tem a comandá-lo o Capitão dos Portos ANTÔNIO DA COSTA GUILHERME, cuja profícua atuação o projeta, também, por entre os civis, com os quais mantém entrelaçamento estreito, como é tradição da gloriosa Marinha de Barroso e Tamandaré.
Tendo sido já agraciado, com expressivas honrarias do Ministério da Marinha, especialmente quando exercia as elevadas funções de Chefe do Poder Legislativo brasileiro, conheço de perto a importância da centenária entidade que “no mar e na terra” cumpre o seu relevante papel, tornando-se, por isso, acatada por todo o povo cearense.
Para o Comandante Antônio da Costa Guilherme, “no futuro, procuraremos estar cada vez mais em sintonia com as necessidades apresentadas pela comunidade marítima, buscando intensificar as orientações contidas na lei de Segurança do Tráfego Aquaviário e as Normas da Autoridade Marítima”.
Ontem, o jornalista José Mário Pinto, em oportuno artigo de sua lavra, elogia o esforço da Capitania, alinhando dados que comprovam o exemplar desempenho daquela corporação, a qual, igualmente, homenageio com o presente registro na tribuna desta Casa Legislativa, realçando a significativa efeméride, tanta importância possui nossos fastos historiográficos.


MAURO BENEVIDES
Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados