Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES
NA SESSÃO DE 09 DE ABRIL DE 2007





SENHOR PRESIDENTE
SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:




Depois de exaustivas reuniões no início da semana passada, aguarda-se, nas próximas horas, nova rodada de conversações entre a Ceará Steel e a Petrobras, para que se defina a rumorosa questão da Usina Siderúrgica do Pecém, considerada como a mais importante das reivindicações postuladas pelo nosso Estado, na presente conjuntura.
Recorde-se, por oportuno, que o próprio Presidente Luiz Inácio Lula da Silva já se manifestou, enfaticamente, em favor da mega iniciativa, esforçando-se por ultrapassar embargos que ainda remanescem, em função do preço elevado do gás boliviano, capaz de embaraçar a fase inicial do portentoso empreendimento.
Vale mencionar, que, além do Governador Cid Gomes, todos os segmentos políticos e econômicos do Ceará acham-se empenhados na consecução do projeto, inadmitindo-se quaisquer obstáculos capazes de retardar a concretização de algo que impulsionará, expressivamente, o nosso progresso e bem estar social.
A representação cearense no Congresso, pelos três senadores e dois deputados, realçou a prioridade de que se reveste a postulação, fazendo chegar ao Planalto manifesto claro e incisivo, entregue ao Dr. Gilberto Carvalho, para posterior encaminhamento ao Chefe da Nação, reprisando argumentos já expendidos em prol da aludida Usina.
No mais importante e longo entendimento, de que foram partícipes 27 técnicos e administradores, levado a efeito no final da semana passada, muitas dúvidas foram dissipadas, esperando-se que a nova rodada, programada para amanhã, chegue a um deslinde satisfatório, com a Petrobras flexibilizando o seu posicionamento e abrindo, desta forma, alternativas em condições de viabilizar o antigo sonho de algumas gerações de coestaduanos.
O principal empecilho relaciona-se com o preço do gás, uma vez que os investidores programaram-se para US$ 3,20 por milhão BTU, enquanto aquela empresa estatal permanece irredutível em US$ 5,80, sem o que italianos e coreanos não se sentirão recompensados pelas aplicações que já fizeram, no curso da exaustiva pactuação.
O Secretário Ivan Bezerra, que há participado de todas gestões com tal objetivo, mostra-se otimista em relação do respectivo desfecho, tornando pública a sua esperança de que as negociações alcançarão pleno êxito, com base no que tem sido assegurado pelo próprio Chefe da Nação, em contacto com o ex-Ministro Ciro Gomes e outros lideres de projeção no País.
Havendo sido diligenciada uma estrutura portuária com requisitos modernizantes, nada justificaria um malogro na projetada implementação, ainda mais porque o Primeiro Mandatário mantêm-se compromissado com um pleito que se caracterizou como a maior e potencialmente mais expressiva realização para expandir as nossas atividades produtivas.
Nesta tribuna, renovo apelos anteriores para que a Siderúrgica do Pecém torne-se, sem mais delongas, numa autêntica realidade, garantindo emprego direto a quase 4.000 trabalhadores, bem assim outros tantos indiretos, em meio à empreitada de incomparável envergadura.
Que nãos e frustre essa expectativa de alguns anos, caminhando, agora, mesmo aos trancos e barrancos, para a sua almejada efetivação.
É este o anseio de todos os coestaduanos, embora cientes de que algo terá ainda de ser feito para que alcancemos a vitória, ardentemente sonhada pela sociedade civil organizada.

    
MAURO BENEVIDES
Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados