Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES
NA SESSÃO DE 11 DE ABRIL DE 2007




SENHOR PRESIDENTE
SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:




Em pesquisa patrocinada pela CNT/Sensus, foram extraídas avaliações sobre vários setores da vida brasileira, ensejando a que se analise os detentores de um maior ou menor percentual de aceitação popular, em função dos auscultados na sondagem procedida recentemente e, hoje, divulgada em todos os órgãos da mídia, nas várias Unidades Federadas.
Enquanto o Presidente Lula atinge um patamar bastante estimulante, dentre os melhores já alcançados nos dois mandatos, o Congresso Nacional situa-se no humilhante índice de 1,1%, o que nos conduzirá a rever o atual posicionamento, na busca de reconquista da confiança daqueles que nos outorgaram o mandato popular.
Se buscarmos identificar as causas determinantes do desgaste que perdura na imagem projetada do Parlamento brasileiro, chegaremos, inapelavelmente à constatação de que muitos projetos, ora tramitando deixaram de ser acolhidos, limitando-se a nossa ação, quase exclusivamente, ao exame de Medidas Provisórias, cada dia mais numerosas, em autêntica usurpação de prerrogativas inerente ao Poder que integramos.
Nem mesmo a reforma política, reclamada por todos os segmentos da sociedade brasileira, chegou a ser submetida à deliberação deste plenário, numa subestimação injustificável de algo que contribuiria ao aprimoramento de nossa sistemática eleitoral e partidária.
A Ordem dos Advogados do Brasil, por seu dirigente máximo, Cezar Britto, entregou ao Presidente Arlindo Chinaglia, em março último, uma série de oportunas sugestões sobre a matéria, em meio à implícita pressão – reconhecidamente legítima – para que cumpramos o dever de promover as alterações que coibirão muitas das ilicitudes praticadas em cada confronto das urnas, em todos os níveis hierárquicos.
Acredito que as lideranças devem conjugar esforços para resgatar a imagem das duas Casas, a fim de que não se enfraqueça a estrutura democrática brasileira, da qual somos, sem dúvida, os verdadeiros representantes, por força da investidura através do sufrágio popular.
A reabilitação do nosso prestígio é algo que deve estar presente em todas as atividades aqui exercitadas, sob inspiração dos mais nobres sentimentos cívicos.

 
MAURO BENEVIDES
Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados